por um notável potencial de aptidões, talentos e habilidades, que se evidenciam por um desempenho excepcional em diversas áreas das atividades humanas, incluindo as acadêmicas, desde a infância. Essas áreas abrangem o intelecto, a academia, liderança, habilidades psicomotoras e artísticas, destacando-se um potencial inato significativamente acima da média geral.
Em relação ao funcionamento cognitivo dos superdotados, há presença de características como um rápido e eficiente aprendizado em áreas de que possui interesse, curiosidade exacerbada com envolvimento em atividades exploratórias, além de serem muito observadores, originais e possuírem uma alta capacidade de concentração. Já o funcionamento socioemocional, o indivíduo necessita de um constante aperfeiçoamento de suas habilidades sendo intolerantes a erros, tendo assim um alto nível de exigência e perfeccionismo com sigo mesmo. Também são sensíveis às injustiças, em nível pessoal e social, comportamento questionador e possuem uma grande intensidade emocional.
Joseph Renzulli (1998) descarta a noção de que a superdotação resume-se apenas ao QI, no entanto equipara a inteligência como um conceito mais amplo, do que meramente acadêmico. Dessa forma, a identificação de crianças com AH/SD tem se pautado em sua perspectiva teórica do Modelo dos Três Anéis: habilidade acima da média; compromisso com a tarefa e criatividade. Logo, a habilidade acima da média refere-se às habilidades cognitivas superiores que permitem à pessoa realizar tarefas complexas e pensar de maneira abstrata. Já o compromisso com a tarefa trata de uma motivação, energia pessoal aplicadas a uma tarefa esta relacionada com uma maior perseverança, dedicação e disposição intrínseca para se envolver profundamente em áreas de interesse pessoal. Por fim, a criatividade envolve a capacidade de olhar para as coisas com um olhar diferente e pensar de forma original, além de fazer conexões entre ideias aparentemente não relacionadas e produzir soluções novas e inovadoras para problemas, apresentando assim uma maior flexibilidade cognitiva.
Esses três componentes interagem de maneira sinérgica para produzir desempenhos excepcionais e contribuições significativas em diferentes áreas do conhecimento e da criatividade. Sendo que as pessoas superdotadas não necessariamente necessitam manifestar todos os três elementos, apenas serem capazes de desenvolverem estas habilidades. Renzulli ressalta que há dois tipos de superdotação: acadêmico e produtivo criativo.
A superdotação acadêmica ou escolar se destaca pelo excelente desempenho em disciplinas tradicionais como matemática, ciências e linguagem, entre outras áreas acadêmicas. Este tipo de superdotação enfatiza uma capacidade cognitiva excepcional e uma motivação intrínseca para alcançar altos padrões de realização em ambientes educacionais. Alunos superdotados nesse sentido frequentemente se destacam em testes padronizados, demonstram um vasto conhecimento em diversas disciplinas e são reconhecidos por suas notáveis conquistas acadêmicas. Além de valorizar o desempenho acadêmico superior, essa forma de superdotação também destaca a habilidade de aprender de maneira rápida e eficiente, aplicando seu potencial intelectual de maneira produtiva dentro do contexto educativo.
Já a superdotação produtivo-criativo valoriza a criatividade como aspecto central, com indivíduos demonstrando habilidades excepcionais para criar ideias originais, resolver problemas complexos de forma única. Pessoas com essa característica são altamente motivadas a se dedicar intensamente a áreas de interesse pessoal, buscando constantemente a excelência. Elas também possuem habilidades para influenciar e guiar outros em direção a objetivos compartilhados, destacando-se pela capacidade de inspirar e coordenar esforços coletivos.
Mediante o exposto, os programas do MINI SUPERKIDS, de 3 a 5 anos, e SUPERKIDS, de 6 a 12 anos, estão diretamente voltadas para o campo das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), com o objetivo de iniciar o mapeamento do conhecimento das crianças sobre superdotação e promover o autoconhecimento de suas próprias características cognitivas e socioemocionais de maneira prática e lúdica.
Esses programas são dedicados a identificar e compreender as capacidades intelectuais excepcionais que algumas crianças demonstram em diversas áreas. MINI SUPERKIDS e SUPERKIDS buscam facilitar a identificação precoce dessas características específicas, auxiliando no reconhecimento de potenciais talentos e habilidades desde cedo.
Além de promover o autoconhecimento, ambos os programas visam iniciar o processo de reconhecimento e compreensão das próprias características das crianças relacionadas à superdotação. Isso inclui não apenas suas habilidades cognitivas avançadas, mas também aspectos socioemocionais fundamentais para um desenvolvimento integral.
Utilizando métodos práticos e lúdicos, MINI SUPERKIDS e SUPERKIDS envolvem as crianças de maneira acessível e estimulante na exploração e compreensão de suas habilidades. Essa abordagem positiva e construtiva permite que as crianças aprendam sobre suas potencialidades de forma equilibrada, favorecendo um desenvolvimento integral desde a infância.
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