
TDAH - o que preciso saber
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é considerado um transtorno de neurodesenvolvimento mais comum na infância, ...
O que são caracterizados por déficits que resultam prejuízos no funcionamento pessoal, social ou acadêmico. Apesar de o TDAH não apresentar causas totalmente definidas, pode-se constatar que fatores genéticos e ambientais interferem neste transtorno. Logo, possui como quadro clínico a seguinte tríade de sintomas: desatenção, hiperatividade e impulsividade, que podem se alterar dependendo da faixa etária.
De acordo com o Manual de Diagnóstico Mental – DSM5 – TR, um dos critérios diagnósticos do TDAH é a desatenção, que apresenta como características:
Frequentemente se distrai com estímulos irrelevantes ou encontra dificuldade em manter o foco em tarefas ou atividades.
Dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas.
É comum que ele pareça não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente.
Frequentemente não segue instruções até o final e falha em completar suas tarefas escolares, domésticas ou de trabalho, não por comportamento de oposição ou falta de compreensão das instruções.
Muitas vezes evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exigem esforço mental prolongado, como trabalhos escolares ou deveres de casa.
De acordo com o modelo de Barkley (1997), a desatenção no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é atribuída ao comprometimento das funções executivas, destacando-se especialmente a dificuldade em inibir comportamentos e controlar interferências. Dessa forma, um rebaixamento no controle inibitório, ou seja, na capacidade de controlar a atenção, comportamento, cognições e emoções, pode causar déficits na memória de trabalho, autorregulação, autofala e reconstituição.
Outro critério diagnóstico é a hiperatividade e impulsividade, que possuem como características:
Frequentemente remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira.
Frequentemente levanta da cadeira em situações em que se espera que permaneça sentado
Frequentemente corre ou sobe nas coisas em situações em que isso é inapropriado.
Com frequência é incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente. e. Com frequência “não para”, agindo como se estivesse “com o motor ligado”
Frequentemente deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída
Ademais, a dificuldade na integração entre emoção (o que se sente) e cognição (o que se sabe, pode e deve fazer) resulta no prejuízo do controle inibitório, afetando a capacidade de controlar o próprio comportamento. A habilidade de inibir uma resposta é crucial para a autorregulação, pois impede agir impulsivamente diante de eventos imediatos, permitindo direcionar ações ou comportamentos de forma mais consciente e planejada.
Mediante o exposto, o programa Funcionalmente Kids 2 – TDAH – Otto e o seu incrível controle remoto da CogniAcademy é direcionado especificamente para crianças entre 7 a 12 anos com TDAH, por meio de uma abordagem terapêutica baseada nos princípios da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e da Análise do Comportamento. Essas abordagens terapêuticas são eficazes no tratamento do TDAH, pois se concentram em modificar padrões de pensamento e comportamento que contribuem para os sintomas do transtorno.
A TCC foca em identificar e modificar pensamentos disfuncionais e comportamentos inadequados associados ao TDAH, como a procrastinação ou a dificuldade em seguir instruções. Além disso, ensina habilidades para melhorar o gerenciamento do tempo, organização e planejamento de tarefas.
Por outro lado, a Análise do Comportamento se concentra na modificação de comportamentos específicos através de técnicas como reforço positivo, modelagem e estabelecimento de rotinas estruturadas. Isso pode ajudar crianças com TDAH a desenvolverem habilidades de autocontrole, reduzindo impulsividade e melhorando a atenção.
Logo, uma proposta lúdica e criativa pode ser particularmente eficaz para crianças com TDAH, pois atividades terapêuticas que são envolventes e estimulantes podem capturar e manter a atenção delas por períodos mais longos, facilitando assim o processo de aprendizado e mudança comportamental.
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